Porque o Brasil não aprende com os erros?

Política

Porque o Brasil sempre demora a responder alguma coisa. O país funciona assim e ninguém ousa mexer.

Durante o governo Lula, o Brasil era visto como o grande país acolhedor e em franco crescimento. Mas era necessário fazer mudanças que atraíssem os investidores. Isso nunca foi feito porque as coisas estavam funcionando e a velha pergunta veio à tona: “Pra que mexer no que está funcionando?“.

Isso não é uma questão ideológica ou partidária. Todos os governantes brasileiros agiram da mesma forma ao longo dos anos. O Brasil precisa urgentemente de mudar a mentalidade e se esforçar para trazer investimentos. É o que um país sério faz.
Não olhe apenas quantas empresas deixaram o país, mas quantas nem vieram por conta de questões banais que poderiam ser resolvidas com políticas mais bem estruturadas.

Eu tive a chance de trazer uma grande empresa europeia para cá. Eles fugiram ao serem apresentados à nossa legislação fiscal e trabalhista, sem que houvesse a menor possibilidade de reformas a médio prazo. Foram para o México.

Você vai notar essa dificuldade em tudo o que podemos fazer. Em 2019, um certo governador conseguiu trazer investimentos da China. Mas era necessário mudar ou criar alguns itens na legislação. Isso não aconteceu por conta da burocracia, somada à mera preguiça ou desinteresse dos demais políticos que demoraram a fazer alguma coisa.  Aí veio a pandemia e tudo parou.

O Brasil soube dez anos antes que iria sediar a Copa do Mundo de Futebol 2014. Mas só em 2011 que os governos se preocuparam com isso. Resultado: obras caríssimas, excesso de sedes, legado nenhum e uma porcaria de organização. O mesmo com a Olimpíada do Rio em 2016.   O Brasil teve a chance de se mostrar ao mundo nessas duas grandes oportunidades e só mostrou ineficiência e desorganização. O mundo todo viu isso.

As vacinas tiveram o mesmo destino. Não é apenas o governo federal. Isso se chama Brasil. “Porque me preocupar com o futuro ? Quando chegar a hora, nós daremos um jeito“. Essa é a mentalidade.

Porque o Brasil não aprende ? Porque cada um puxa a brasa para a sua sardinha. O velho jeitinho brasileiro, cantado em verso e prosa, mas que mostra claramente o caráter do povo. E eu nunca gostei disso.

O Brasil vive perdendo o bonde, mas sabe reclamar bastante.

Anúncios

Deixe uma resposta