O Animal Homem

Diversos

Rousseau dizia que “O homem nasce bom. É o meio que o faz violento”.  Isso  é uma meia verdade.

O homem é mau e nasce mau.  A natureza é inerente ao homem e o meio, é verdade, é fundamental para que ele escolha um caminho, mas com exceções.

Basta analisarmos desde o começo, quando ele ainda era um primata. E a diferença entre o homem de hoje e o macaco, seu antepassado, é de apenas 3% se comparado o DNA.

O homem nasce com todos os instintos naturais, entre outros, o de preservação e sobrevivência.  Como um animal qualquer, ele está sujeito à natureza que o rodeia.   São esses 3% que lhe dá a consciência, não inteligência, de dirimir o que é certo e o que é errado considerando, claro, a cultura de cada um. Ou seja, o meio! As culturas são diferentes. O que é permitido aqui, pode ser um crime ali e isso vai pautar a vida e a sobrevivência do animal homem.

A maldade está na natureza de todos os animais. Qualquer animal, por menor ou mais dócil que seja, vai mostrar os dentes caso se sinta ameaçado. Se ele for atacado, ele vai atacar. Isso é assim também com o homem desde que ele ainda era um primata, cro-magnon, neandertal ou sapiens.
Grupos de animais atacam outros grupos só para manterem o controle de uma área ou eliminar uma ameaça. O homem sempre fez isso: atacou outras tribos e, para se fortalecerem, matou os homens, escravizou as mulheres e criou as crianças como se fossem da própria tribo.

E isso continua até hoje. As crises e guerras que se sucedem em várias regiões do mundo mostram o apego do homem ao poder e como ele é mantido com violência.  O homem mata, tortura ou escraviza seus inimigos da mesma forma que fazia quando ainda vivia em cavernas.

Em todo ecossistema existe uma presa e um predador e o homem é o maior dos predadores, fazendo às vezes também o papel da presa.

Uma multidão é capaz de linchar uma pessoa aos gritos de “mata”, “mata” pelo simples fato de achar que ele pode ser um assaltante ou coisa assim.  As redes sociais fazem algumas pessoas serem ternas mandando todo o tipo de frases-feitas falando de amor, compaixão, compreensão e outras hipocrisias.

Essa é uma das diferenças daqueles 3%. O homem tem consciência do que faz e o faz na intenção de manter seu poder e contrôle sobre os demais.  Pelo bem ou pelo mal.

O que é certo ou errado vem da cultura que ele representa.
A razão vem da sua própria consciência.

Provérbios 13, 20: “20 – Quem anda com os sábios será sábio;”

 

Anúncios

Deixe um comentário