Curtas Número 1

Cotidiano

BBB – Ambiente familiar

O Big Brother Brasil é aquele programa que deveria ser um jogo, mas tornou-se uma série pornô em horário nobre.
Ninguém com um mínimo de bom senso entende como é que isso ainda está no ar. E vem aí o BBB16 !

O Linguajar e as expressões erradas
“… para que possa estar passando um e-mail…”
“Tu fez o que eu pedi ?”
“… estruparam ela…”
O uso errado do gerúndio, bem como as concordâncias verbais, são como o “estrupo“: uma forma de violência contra o idioma. Isso sem falar no tróxico

Água e Energia
É a velha máxima: se está funcionando, não mexa. Pra que gastar dinheiro enquanto o problema não vem?
Há muito tempo as empresas estão avisando que a geração e a transmissão de energia irão entrar em colapso.  Isso é agravado também a falta de água que estamos vivendo.
A infraestrutura é o grande fator que impede que o país seja mais eficiente. E ninguém pensa em planejar melhor o futuro.
Faz tempo !

A política no cargo de técnico
Fácil de prever o futuro das instituições nacionais: sempre haverá um político incompetente para a presidência de uma grande empresa ou instituição estatal. Certo dia ouvi o discurso de um deputado deixando a presidência de uma estatal onde ele dizia alguma coisa assim:
– Quando cheguei aqui, eu não sabia coisa alguma. Hoje (oito meses depois) eu estou com a agenda cheia de palestras a ministrar, graças ao meu profundo conhecimento da matéria.
Conseguir tanto conhecimento em tão pouco tempo… Ele só pode ser um prodígio.

A oferta dos serviços depois da necessidade
Ele está sempre falta até que alguém resolva fazer alguma coisa muito tempo depois, quando já aconteceu um colapso.
É o caso de vários serviços que só ficaram à disposição depois que não são mais necessários.

Vandalismo nas manifestações

Sempre tem alguém que quer aparecer. As manifestações de 2014 foram marcadas pelos vândalos que se infiltraram em protestos justos, como o imbecil que apareceu encapuzado destruindo um Mercedes com um extintor. Também não faltaram jornalistas imbecis fotografando tudo e o Estadão publicando a foto na primeira página. Era tudo o que esse vândalo queria na vida. Ele deve ter pendurado o jornal na parede da sala.

Nos estádios ingleses a moda era correr pelado pelo campo, no meio do jogo, com as câmeras de TV transmitindo para o mundo. Hoje em dia, as emissoras não mostram essas cenas justamente para não promover esse tipo de atitude.

Estádio do Morumbi
A última vez que estive no Morumbi foi quando levei minha filha, ainda adolescente e louca pelos Beatles, no show do Paul MacCartney.
Para minha surpresa e espanto, para falar o mínimo, o banheiro masculino (ou mictório) nada mais era que uma parede azulejada com um rebaixo no chão, por onde escorria o líquido até um ralo minúsculo onde boiavam chicletes e outros resíduos não identificados. Não era num campinho da quarta divisão. Era o Morumbi.
Já faz tempo, e mesmo que tenham resolvido isso, continua vergonhoso que tenha acontecido.

A constituição de 1988
O melhor legado da dita modernista Constituição de 1988 é que ela jogou fora boa parte do lixo autoritário do regime militar.
O pior, é que ela continua sendo aquela da regulamentação “a posteriori“.
Explica-se: boa parte dos artigos ali presentes dependem de regulamentação pelo Congresso Nacional. E isso raramente acontece, o que leva o judiciário ou as instituições a tratar do assunto utilizando casos semelhantes ou artifícios conforme o entendimento, leia-se conveniência, de cada um.
O Congresso prefere coisas que deem mais holofotes e menos problema.

 

Anúncios

Deixe um comentário