Birkin – A Bolsa Mais Cobiçada do Mundo

Cotidiano

Você pode não ligar o nome à pessoa, mas sabe muito bem quem é Jane Birkin.  Ela nasceu em Londres em dezembro de 1946, filha da atriz britânica Judy Campbell e do comandante da Marinha Real David Birkin.

Ela não é apenas a modelo que dá nome à bolsa da Hermès, mas uma atriz e cantora inglesa que, entre outros sucessos, interpretou a música “Je T’Aime Moi Non Plus” (ouça aqui) com seu então marido Serge GainsbourgDetalhe: a música havia sido composta durante o relacionamento de Serge com Brigitte Bardot !  O YouTube tem essa versão (veja aqui).

Sua carreira de sucesso inclui filmes como “Blow-Up” (1966), além de várias outras participações.  Serge era um tanto ligado à bebida o que fez com que ela se separasse dele em 1981.

Mas, voltando a falar da bolsa, há diversas versões para a história da criação da Birkin Bag que, ao lado da Kelly Bag e dos lenços de seda, se tornou um grande ícone da Hermès.

Uma das versões, contada pela escritora Dana Thomas em seu livro “Deluxe: How Luxury Lost Its Luster”, diz que a cantora Jane Birkin sentou-se próxima ao CEO da Hermès, Jean-Louis Dumas, num vôo entre Paris e Londres em 1984, quando ela abriu sua agenda Hermès e várias anotações caíram no chão. Jane teria reclamado que a agenda não tinha compartimentos para colocar anotações ou cartões.

Dumas levou sua agenda e a devolveu depois de algum tempo, com um bolso costurado na parte de trás (que se tornou padrão). Naquela ocasião, ela ainda conversou com Dumas sobre sua dificuldade em encontrar uma bolsa de couro espaçosa e descreveu o seu ideal. Pouco depois, a bolsa que ela descreveu chegou a seu apartamento com um bilhete de Jean-Louis Dumas e o nome “Birkin”.

Jane Birkin e Serge Gainsbourg

Jane Birkin declarou certa vez que a fama da bolsa tinha ultrapassado a sua própria: “Agora, quando minha filha (a atriz Charlotte Gainsbourg) vai para algum lugar, eles perguntam-lhe se ela é a filha da bolsa.”

Nos últimos anos a bolsa ficou cada vez mais conhecida (e desejada) por causa do grande número de celebridades que a usam. Dizem que Victoria Beckham tem uma coleção com cerca de 100 Birkins em diferentes cores, tipos de couros e ganhou uma em crocodilo e diamantes no último Natal.

Pela dificuldade de adquirir uma, não apenas pelo preço, que varia entre U$10.000,00 e U$150.000,00 (como a Birkin de couro de crocodilo com diamantes), mas também pelas lendárias listas de espera.
Quem assistiu a quarta temporada do seriado Sex and the City viu a personagem Samantha (interpretada por Kim Cattrall) brigando com Lucy Liu (interpretando ela mesma) ao comprar uma Birkin Bag. Samantha fingiu comprar a bolsa para a atriz e, por isto, “furou a fila”.   Mas a atriz descobriu, gerou uma briga danada e…

A bolsa Birkin é uma exclusividade. Cada modelo tem sua própria cor, tipo de couro e padrão que é produzida para satisfazer um determinado tipo de cliente. Dizem que o dinheiro não compra certos modelos porque eles são feitos para uma certa pessoa ou uma certa posição social. A Birkin da Kate Midleton, por exemplo, jamais aparecerá nas mãos de uma milionária texana.  É o que dizem por aí…

Recentemente a modelo declarou que não quer mais ver seu nome associado à bolsa porque soube do trabalho escravo para produzi-la. Como todo mundo sabe, os produtos de luxo são, na maioria das vezes, produzidos em países paupérrimos em condições de escravidão. Além disso havia a discussão de como a Hermès conseguia o couro de crocodilo, daí a queixa de Jane.

EDIÇÃO POSTERIOR:

Jane Birkin morreu dia 16 de julho de 2023, aos 76 anos, em Paris.  Ela foi encontrada morta em seu apartamento e as causas da morte não foram reveladas.   Ela tinha problemas cardíacos e, por conta disso, sofreu um AVC em 2021.   Ela estava sob supervisão de um cuidador, que encontrou seu corpo.

Jane Birkin

 

Anúncios

Deixe um comentário