Alguns Hábitos Sadios Com Celular
E lá vamos nós para mais uma autoajuda. Só esqueceram de avisar que essas sugestões valem (se é que valem) para quem não depende intimamente de redes sociais. Se você depende das redes, nem continue a leitura.
Agora descobriram de que maneira as pessoas bem-sucedidas costumam adotar com relação ao celular.
O tempo de uso do celular tem aumentado cada vez mais e isto pode gerar perda de produtividade. De uma certa forma, as pessoas bem-sucedidas costumam ser disciplinadas quanto ao uso deles, para não prejudicar uma reunião ou atrapalhar a própria cabeça com besteiras. E isso é dito por uma porção de especialistas que sugerem que, apesar do auxílio tecnológico, eles podem nos distrair e atrapalhar uma atividade, prejudicando nosso nível de concentração e produtividade máxima, sem contar que isso pode irritar um interlocutor. Não dá para ficar sem usá-lo, já que ele faz parte do nosso cotidiano, mas os profissionais estão tomando medidas para garantir que o uso dele não seja um obstáculo.
Controle a sua rotina
Quando o assunto é a rotina de uso do seu celular, tudo é importante. Alguns exemplos são o lugar onde o seu telefone é carregado, que horas você verifica as redes sociais pela primeira vez no dia, onde você guarda o dispositivo enquanto trabalha, ou quais aplicativos instalados realmente facilitam a sua vida. A partir desta análise, você poderá identificar todas as maneiras pelas quais o telefone impede que você mantenha o foco. Criando, em seguida, regras e estratégias para um uso mais saudável.
Limitar tempo de uso
Em vez de acessar o celular de forma indiscriminada, determine quantas horas por dia você considera razoável ou qual é o limite máximo de tempo que você está disposto a dedicar ao uso do dispositivo. Para alcançar este objetivo é fundamental que as metas sejam mensuradas de forma realista. Aplicativos de controle de tempo de uso do celular podem ser úteis para monitorar quanto tempo você realmente passa no dispositivo.
Gerenciar notificações de forma eficaz
Para evitar distrações constantes, pessoas bem-sucedidas desativam notificações de aplicativos que não são essenciais para suas tarefas diárias. Isso inclui jogos, redes sociais ou outros apps que não contribuem diretamente para suas metas e objetivos. Ao desativar estas notificações, eles reduzem o impulso de verificar o celular a todo momento. Em momentos que demandam atenção redobrada, recomenda-se usar o modo “Não perturbe“, que permite silenciar todas as notificações por período predeterminado.
Não levar o celular para o quarto
Algumas decisões aparentemente simples como não levar o celular para o quarto diminuem o seu tempo de tela consideravelmente e podem dar o descanso que o seu cérebro necessita para não ficar sobrecarregado. Pesquisadores apontam que a luz azul emitida por dispositivos pode afetar nossos padrões de sono. Esta luminosidade impacta a glândula pineal, que ajuda a regular os ciclos de sono e vigília. Além disso, a exposição a conteúdos estressantes ou perturbadores antes de dormir pode afetar o estado emocional e também interferir no relaxamento necessário para uma boa noite de sono.
Praticar períodos de desintoxicação digital
Reserve períodos regulares de desintoxicação digital, nos quais você se afasta completamente do celular. Pode ser um dia inteiro, um fim de semana ou até mesmo algumas horas por dia. Use este tempo para se desconectar, relaxar e se envolver em atividades offline. Isto pode ser uma boa oportunidade para se conectar mais plenamente com as pessoas ao seu redor, cultivar relacionamentos significativos e fortalecer os laços sociais.
Utilizar o celular para promover o desenvolvimento profissional
Além de diminuir o tempo do uso do celular no seu dia a dia, é fundamental gerenciar melhor o período em que ele é de fato usado. Uma boa forma de fazer isso é buscar alternativas para que você desenvolva o seu crescimento profissional e pessoal. Estas atividades podem envolver a leitura de livros, participar de cursos online, buscar oportunidades de networking e a dedicação a projetos significativos. Desta forma, será possível reverter um tempo de ociosidade em algo que maximize seu potencial na busca por resultados mais satisfatórios.
Não pense que estas sugestões vão resolver sua vida e colocá-lo num pedestal de competência. A autoajuda enriquece apenas quem a produz. Use estas sugestões como base e não como princípio de vida.
Texto adaptado por Renzo Grosso com informações de Forbes e mindbodygree