Os Malfeitores – Torcidas Uniformizadas

Organizados eles são.  Quando querem, eles fazem espetáculos memoráveis nos estádios, inflando bandeiras imensas, montando mosaicos pela arquibancada, gritando sua paixão pelo time e tantas outras coisas que deixam qualquer um de boca aberta.

E muitas vezes o espetáculo continua nas ruas com as depredações, brigas, mortes…  O nome diz tudo: “organizadas”.

Eles não se dão por satisfeitos com nada.  Ganhando ou perdendo, eles se engalfinham pelas ruas até encontrar a torcida adversária para promover mais uma batalha campal, que piora ainda mais com a chegada da polícia.

Essas torcidas nada mais são do que um bando de vândalos protegidos pelas máscaras que usam, com a bênção de seus respectivos clubes.  Não há dúvida nisso já que nenhum dirigente tem coragem de encarar esses malfeitores.

Enquanto isso, o torcedor comum fica preso na sua poltrona assistindo pela TV, quando há a transmissão, já que é impossível sair com esses malucos por aí.

A polícia, coitada, nada pode fazer porque, se faz, ela é acusada de usar força “desproporcional”.   Mas não é assim que deve ser ?

Existe coisa mais desproporcional do que um vândalo desses matando um torcedor adversário ?

Até hoje nenhum desses assassinos foi preso ou acusado pelas dezenas de mortes que aonteceram nos últimos anos.  O ódio aumenta a cada jogo e a impunidade também.

NT: “Os Malfeitores“, (Злоумышленник, 1885), é um conto de Tcheckhov

 

Anúncios

Deixe uma resposta