E Marie Curie Quase Não Compareceu À Entrega do Nobel

Cotidiano
Alguns anos depois, Marie começou a ter um caso com um homem mais jovem, Paul Langevin.   Ele tinha sido um dos alunos de seu marido e era um físico ousado e arrojado. O único problema era que ele era casado.

Marie ganharia mais um Prêmio Nobel, desta vez de Química, em 1911.   Porém, Madame Langevin descobriu o caso  três dias antes da cerimônia do Prêmio Nobel e imediatamente informou os jornais sobre o caso entre o marido e Madame Curie. Dentro de 24 horas, era fato conhecido em todo o mundo.

O comitê do Prêmio Nobel notificou prontamente Marie Curie e pediu que ela não comparecesse à cerimônia. Eles tinham medo de escândalos, principalmente porque os vencedores do prêmio e outras pessoas importantes tinham sido convidados para jantar com o rei e outras realezas após a cerimônia.

Este Prêmio Nobel de 1911 em química foi muito importante.  Marie foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e agora seria a primeira pessoa, homem ou mulher, a ganhar dois. Além disso, os dois eram em campos diferentes, física e química.

Marie discutiu a questão com Albert Einstein, que nunca foi alvo de nenhum escândalo em sua vida. Ele enfaticamente disse a ela:

“Vá para Estocolmo!”

E ela foi…

Anúncios

Deixe uma resposta