As Estátuas Mais Incríveis

Diversos

Sem ficar nos óbvios e tem estátua para todos os gostos: monumentos enigmáticos, bizarros, gigantescos, futuristas… O mundo está cheio de lugares incríveis e, de vez em quando, algum deles nos surpreende pela sua peculiaridade. Celebrado dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos é a data perfeita para a gente fazer este tour com os 15 monumentos mais interessantes do mundo.

1- Cadillac Ranch – Texas, Estados Unidos

Esta é uma parada obrigatória na famosa Rota 66. Esta série de Cadillacs estão enterrados no chão desde 1947 em Amarillo, no Texas, e se tornaram uma atração curiosa. Seus criadores, o grupo de arte Ant Farm, criaram este monumento como símbolo de sonhos e esperanças do povo americano. Um fato curioso: se você quiser, você pode pegar um spray e pintar os carros do seu próprio jeito.

 

2- Pedras de Georgia – Geórgia, Estados Unidos

Em 1979 alguém veio para Elberton County, na Geórgia, e pediu que estas seis pedras de granito fossem colocados em cima de uma colina. Em seguida, o responsável pelo transporte das pedras desapareceu sem revelar sua verdadeira identidade e deixou para trás uma mensagem enigmática gravada nas pedras em oito idiomas diferentes: os dez mandamentos que devem reger mundo moderno. Alguns acreditam nas inscrições, outros as rejeitam. Mas há muitas histórias misteriosas sobre este estranho monumento, como a sua distribuição geométrica, orientação astronômica ou a cápsula do tempo que, de acordo coma inscrição, está enterrada sob uma laje a poucos metros do monumento e sem data especificada para ser desenterrada.

3- O Grande Garfo – Vevey, Suíça

É visível que não falta originalidade neste monumento. Como se tivesse caído do céu, este garfo de oito metros de altura adorna oficialmente as águas do Lago Genebra, na Suíça, desde 2009. Ele pode ser visto em uma caminhada ao longo do Quai Perdonnet na cidade de Vevey. Originalmente ele foi colocado no lago temporariamente, por conta de uma exposição da empresa Nestlé, que está localizado na mesma aldeia. Mas o monumento fez tanto sucesso que, eventualmente, foi mantido para para lembrar a todos os visitantes que a cidade abriga esta empresa histórica produtos alimentares.

4 – Estátua Gengis Khan – Tsonjin Boldog, Mongólia

Esta é a maior estátua equestre do mundo, com 50 metros de altura e 250 toneladas de peso. E encontrar um monumento neste porte no meio de um país como a Mongólia é uma experiência e tanto. Os mongóis tem muito orgulho deste, que foi um dos mais assustadores imperadores da Ásia, Genghis Khan. Dizem que 8% das pessoas da Mongólia são descendentes desta figura histórica. O monumento está localizado a uma hora da capital, Ulan Bator.

5 – Moais – Ilha de Páscoa, Chile

Quem nunca se perguntou de onde vieram estes gigantes de pedra? Os famosos Moai, da Ilha de Páscoa, são um dos monumentos mais raros e misteriosos do planeta. Eles são a maior amostra da arte escultural Rapa Nui, exclusiva da ilha, e há cerca de 900 deles, alguns formando grupos e outros isolados. Como as estátuas foram transportadas ou quem as construiu permanece um mistério.

 

6 – Praça do Anjo Caído – Madri, Espanha

Dizem que este monumento dedicado a Lúcifer está localizado exatamente 666 metros acima do nível do mar, o número do diabo. O engraçado é que não havia instrumentos para saber exatamente o quão alto era o chão no momento em que a estátua foi colocada no parque central do Retiro, em Madri. Esta curiosa descoberta foi confirmada há alguns anos pela Gestão de Rede Oficial e Planejamento da própria cidade de Madri. Coincidência ou não, esta é uma das poucas estátuas no mundo dedicadas ao Anjo Caído e pra quê negar, o monumento é bem bonito.

7 – A Mão do Deserto – Atacama, Chile

Entre os monumentos do Chile existe um que é particularmente impressionante. É esta mão gigante que emerge do deserto de Atacama e muitos viajantes param para contemplar durante a sua passagem através da rodovia Panamericana. Localizado a 75 km ao sul de Antofagasta e 1100 metros acima do nível do mar, este famoso monumento é a obra do escultor chileno Mario Irarrázabal, que através de suas esculturas da figura humana, dedica-se a expressar emoções como a solidão, a vulnerabilidade humana ou dor.

8 – O Buda do Templo da Primavera – China

Este Buda gigante é a maior estátua do mundo… com uma bela diferença para o segundo lugar! Seus 128 metros de altura deixam outros monumentos importantes do mundo no chinelo, como a Estátua da Liberdade (que praticamente não chega a metade), ou o Cristo Redentor (que nem chega a ultrapassar o seu pedestal). E o seu peso também não fica atrás: 1000 toneladas! Para ver este gigante de cobre é necessário viajar para a província chinesa de Henan. Aproveite desfrutar das magníficas águas termais que fluem nesta área.

 

9 – Tubarão de Headington – Oxford, Inglaterra

Olhe duas vezes para ter certeza de que o que você vê é exatamente isso: um tubarão enterrado em um telhado. O proprietário da casa, Bill Heine, decidiu um dia para protestar contra o uso da energia nuclear, especialmente após os atentados do Japão e do acidente de Chernobyl, e decidiu canalizar sua raiva pedir a um amigo escultor, John Buckley, que incrustase um tubarão no telhado de sua casa como se fosse uma bomba. Embora, no início, as autoridades locais queriam que fosse removido porque ele não tinha autorização para estar ali, mas por fim este tubarão de oito metros e 200 quilos conseguiu ficar no lugar tornando-se uma atração turística e um monumento contra a poluição e energia nuclear.

10 – Bolas de Pedra – Costa Rica

A maioria delas foram descobertas em 1939 no afluente do Rio Diquis, ao sul da Costa Rica, onde haviam mais de quinhentas esferas. Em volta delas há muitos mitos e suposições, como se tivessem sido criadas por descendentes de Atlantis, ou como se fossem portas para outra dimensão … mas há outras teorias mais razoáveis que foram usados para fazer ciclos agrícolas ou para indicar status social dentro de uma tribo.

11 – O Homem Pendurado – Praga, República Tcheca

Se você está andando na rua Husova, em Praga, na Cidade Velha, e encontrar um homem pendurado em um poste, não entre em pânico! Não é nenhum louco prestes a saltar, mas a estátua de bronze dedicada ao pai da psicanálise, Sigmund Freud. Este é um dos monumentos mais curiosos da cidade e é o mais famoso trabalho do escultor tcheco Černý. Como dá pra ver, é claro que não poderíamos deixa-lo de fora da nossa lista!

12 – O Polegar – Paris, França

A capital da França está repleta de monumentos, mas se você estiver passando pela área empresarial de La Defense, no coração de Paris, você provavelmente vai dar de cara com este polegar gigante. Seu autor, o escultor francês César Baldaccini, criou a escultura em 1965, por conta de uma exposição sobre mãos, mas o resultado foi tão impressionante que foi mantido no local de maneira permanente.

13 – Cabeças de Pedra de Monte Nemrut – Turquia

Hoje estas grandes cabeças de pedra são um dos monumentos mais importantes da Turquia. Sua descoberta foi emocionante. O ano era 1881, quando o general alemão Von Moltke Nelmut, que estava em missão no Altiplano Armênio, ouviu pastores falarem sobre a existência de estátuas enigmáticas no topo do Monte Nemrut. O mistério o intrigava e ele decidiu subir até o topo, a 2150 metros de altitude, para verificar. Quando ele chegou lá, o que encontrou o deixou com a boca aberta: as gigantescas cabeças e corpos de pedra que tinham sido esquecidos por séculos, conhecidos apenas por pastores na área. O lugar acabou por se tornar um monumento funerário, construído no primeiro século AC a pedido do rei Antíoco Theos I, para ser usado posteriormente por si mesmo, que escolheu o local para estar perto dos deuses. Só que o túmulo nunca foi encontrado.

14 – O Tigre e a Tartaruga – Duisburg, Alemanha

Este monumento está localizado na cidade alemã de Duisburg se destina a apenas a ser uma montanha-russa para pedestres. Seus criadores, os escultores Ulrich Genth e Heike Mutter, queriam criar um elemento que lembra a ligação da cidade com a indústria do aço e, incidentalmente, introduzir um elemento decorativo na paisagem. O estranho é o seu nome: os autores afirmam que a montanha-russa representa a velocidade de um tigre e os visitantes representam a tartaruga, que deve caminhar devagar a cada uma das suas voltas.

15 – Stonehenge – Inglaterra

É um dos mais peculiares e enigmáticos na Inglaterra: o Stonehenge. Poucos locais são cercados por tanto mistério assim. Por que ele foi construído? Alguns estudiosos dizem que é um monumento fúnebre, outros que era um templo religioso e outros dizem que era um observatório astronômico. Vale a pena visitar para ver o dia do solstício de verão, quando milhares de pessoas se reúnem para assistir o nascer do sol no dia mais longo do ano.

 

Fonte: Laura Núñez Gea para o site

https://www.brazilian.hostelworld.com/blog/os-15-monumentos-mais-peculiares-mundo/

Anúncios

Deixe um comentário