42 Fatos Sobre Marilyn Monroe

Cotidiano

Estes são alguns fatos da controversa morte da atriz.  Uma amostra de uma vida rápida e furiosa que acabou cedo.

“Imperfeição é beleza, loucura é genial e é melhor ser absolutamente ridículo do que absolutamente entediante.” – Marilyn Monroe

42. Trabalhos mal pagos.
Marilyn Monroe era mal paga em relação aos colegas. Jane Russell recebeu 10 vezes mais do que Marilyn quando eles co-estrelaram em Gentlemen Prefer Blondes (Os Homens Preferem As Loiras). Marilyn ganhou apenas $ 100.000 por seu papel inacabado em Something’s Got to Give, filme não finalizado de 1962, dirigido por George Cukor e estrelando Marilyn Monroe, Dean Martin e Cyd Charisse. É um remake da popular comédia Minha Esposa Favorita de 1940.
Na mesma época, Elizabeth Taylor recebeu um milhão de dólares por Cleópatra .

41. Morte antes das riquezas.
Em 1962, Marilyn foi demitida pela Twentieth-Century Fox da produção de Something’s Got to Give por causa de seu atraso crônico e não comparecimento (ela não apareceu logo no primeiro dia em duas semanas de filmagem). No dia 1º de agosto, ela foi recontratada pela Fox em um contrato de dois milhões de dólares, que teria sido seu contrato mais lucrativo. Ela morreu quatro dias depois.

40. Decore a fala, por favor, Sugar.
Ela achou quase impossível aprender as falas e levou 60 tomadas para dizer “It’s me, Sugar” em Some Like it Hot .


39. O amor das crianças
O paradoxo na vida de Marilyn era que, embora ela nunca tivesse um filho próprio, ela adorava crianças e sempre ansiava por um bebê. Ela teve boas relações com seus enteados, vindos de seus casamentos com Joe DiMaggio e Arthur Miller. Embora Marilyn tivesse engravidado várias vezes, ela abortou seus filhos porque sofria de endometriose e gravidez ectópica.

38. Um túmulo caro.
Vários dos túmulos próximos a Marilyn foram postos à venda. Elsie Poncher, a viúva do homem no túmulo acima de Marilyn, foi vendido por 4,5 milhões de dólares.

37. Você pode manter seus diamantes.
Embora ela famosamente cantasse “Os Diamantes São o Melhor Amigo de uma Garota”, Monroe não usava joias caras. Ela possuía principalmente bijuterias. Gostava muito de um anel de diamante e um colar de pérolas dado a ela por seu segundo marido, Joe DiMaggio.

36. Uma rosa por qualquer outro nome…
Em sua certidão de nascimento, seu nome é Norma Jeane Mortenson. Ela foi batizada Norma Jeane Baker que acabaram sendo modelados como Jean Norman e Mona Monroe. Sua ideia inicial para um nome de tela era Jean Adair. Ela entrou em hotéis como Zelda Zonk e em uma clínica psiquiátrica como Faye Miller.
Ela só mudou legalmente seu nome para Marilyn Monroe em março de 1956, quando ela já era uma estrela. Dizem que, naquela época, o nome era tão estranho para ela que na primeira vez que assinou um autógrafo como Marilyn Monroe, ela teve que perguntar como soletrá-lo.

35. Dificuldades para a jovem Norma Jean.
Ela foi colocada com 11 casais adotivos depois que sua mãe, Gladys, foi internada. Ela também passou quase um ano no orfanato da Children’s Aid Society, em Los Angeles.

34. Cérebros e Beleza
Embora ela tenha sido rotulada como uma loira burra (uma pessoa que ela odiava), ela na verdade era extremamente inteligente. Ela tinha um QI de 168, medido de forma ignorada.


33. Problemas de peso.
Seu peso aumentou e diminuiu drasticamente durante as filmagens de “O Príncipe e a Showgirl” que a figurinista, Beatrice Dawson, teve que criar vestidos em tamanhos diferentes. “Eu tenho duas úlceras deste filme”, disse ela.

32. Gentil com seus treinadores
Sua primeira técnica de atuação, Natasha Lytess, trabalhou com ela por seis anos e 22 filmes. Marilyn pagou-lhe um salário generoso e liquidou sua dívida de 11 mil libras no dentista.
Mais tarde, Paula Strasberg assumiu o cargo de coach interino. Para treinar Marilyn em O Príncipe e a Showgirl, ela recebeu US $ 25.000 – que era quase o mesmo cachê de alguns dos atores.


30. O grande piano branco.
No leilão de Marilyn, o seu piano de cauda branco foi comprado por Mariah Carey por 662.500 $. O piano havia sido comprado pela mãe de Marilyn e vendido logo depois, mas Marilyn acabou encontrando-o e comprou-o de volta, mantendo-o com ela até sua morte.

29. O caixão.
Havia um caixão aberto em seu funeral. Ela usava um vestido verde-maçã feito de camisa de náilon e uma peruca de platina porque sua cabeça tinha sido parcialmente raspada durante a autópsia.

28. Um casamento que nunca veio.
Ela estava planejando se casar novamente com Joe DiMaggio no momento de sua morte.   DiMaggio havia passado por terapia, parou de beber e expandiu seus interesses para além do beisebol.


27. Feliz Aniversário, Sr. Presidente.
O vestido de contas que Marilyn usava quando cantou parabéns ao Presidente Kennedy foi vendido por £ 820.000. Na época, era o preço recorde para uma única peça de roupa. Ela quebrou seu próprio recorde quando seu vestido branco foi colocado à venda em 2011, onde rendeu £. 2,8 milhões

26. Tire os olhos, James
Antes de se casar com Joe DiMaggio e Arthur Miller, Marilyn casou-se com James Dougherty quando ela tinha apenas 16 anos de idade. Dougherty, que mais tarde se tornou detetive na polícia de Los Angeles, foi proibido por sua segunda esposa de assistir a filmes de Marilyn.

25. A penugem dourada.
Marilyn clareava a pele com creme de hormônio. Um efeito colateral foi que o tratamento incentivou o crescimento pequenos fios no rosto. Marilyn recusou-se a remover essa penugem de pêssego porque acreditava que isso dava ao seu rosto um brilho suave na câmera.

24. Nip and tuck.
Em 1950, Johnny Hyde, sua agente, pagou para que ela fizesse duas cirurgias plásticas: uma rinoplastia de ponta (remodelando a cartilagem mole no final do nariz) e um implante no queixo.

23. Cachorros.
Marilyn teve muitos cães ao longo de sua vida. Seu último companheiro foi um terrier maltês dado a ela por Frank Sinatra, que ela chamou de Maf (abreviação de Mafia Honey). Duas fotos de Maf foram vendidas por £ 220.000.

22. A propriedade
Quando ela morreu em 1962, aos 36 anos, ela deixou uma propriedade avaliada em US $ 1,6 milhão. Em seu testamento, Monroe deixou 75% desse patrimônio a Lee Strasberg, seu professor de atuação, e 25% à Dra. Marianne Kris, sua psicanalista. Ela deixou um fundo fiduciário para sua mãe com US $ 5.000 ao ano.

21. Yoga
Ela era uma devota precoce de yoga! Marilyn foi ensinada por Indra Devi, uma estrela de cinema sueco-russa de Bollywood que também ensinou Greta Garbo e Gloria Swanson.

20. Levando em conta o que é certo.
Na década de 1950, a cantora de jazz americana Ella Fitzgerald foi impedida de se apresentar nas boates de Los Angeles porque era negra.   Marilyn saiu em sua defesa: ela convenceu a gerência de uma delas a deixar Fitzgerald se apresentar prometendo ficar na primeira fila por uma semana.

19. Papa Clark.
Marilyn teve uma fixação em Clark Gable, sua co-estrela em “The Misfits”. Quando jovem, Marilyn sonhou que ele era seu pai. Quando ele morreu, ela disse que chorou por dois dias.

18. Girl Power!
Ela foi uma das primeiras mulheres a ter sua própria produtora, Marilyn Monroe Productions, que lançou The Prince e a Showgirl em 1957.

17. Honesto Abe
O herói de Marilyn foi Abraham Lincoln: “Eu costumava ler tudo o que eu podia encontrar sobre ele”, ela escreveu em sua autobiografia (fantasma), My Story. “Ele era o único americano famoso que mais parecia comigo, pelo menos na infância.”

16. Leitura prematura.
Na época de sua morte, ela estava lendo To Kill a Mockingbird e Captain Newman MD de Harper Lee, um romance de Leo Rosten.

15. Alegações de paternidade
Dois homens alegaram a paternidade de Marilyn em seus leitos de morte: C Stanley Gifford, um homem que tanto Marilyn quanto sua mãe acreditavam ser seu pai, embora ele se recusasse a encontrar Marilyn quando ela estivesse viva; e Edward Mortensen, o homem que era casado com a mãe dela no momento do nascimento dela. É o nome de Edward que aparece na certidão de nascimento de Marilyn.

14. Aptidão atlética
Como jovem casada na Ilha Catalina, no começo dos anos 40, estudou levantamento de peso com um ex-campeão olímpico chamado Howard Corrington. Mais tarde, ela também foi surfar em conjunto com um namorado, Tommy Zahn, equilibrando-se em seus ombros.

13. O custo dos atrasos …
Durante as filmagens de “Let’s Make Love”, os atrasos de Marilyn aumentaram em 28 dias o tempo de filmagem e $ 1 milhão no orçamento.

12. Começos humildes
Sua carreira na frente da câmera começou quando ela foi descoberta trabalhando na linha de montagem da Radioplane, uma fábrica de munições, por um fotógrafo chamado David Conover.

11. Marilyn de Arthur?
A peça de Arthur Miller, “After the Fall”, é considerada um retrato velado de seu casamento com Marilyn. O escritor James Baldwin saiu da peça porque achava que “Maggie”, o personagem de Monroe, foi escrito com muita crueldade.

10. Seu próprio imóvel.
Ela só possuía um imóvel: a casa em que morreu na 12305 Fifth Helena Drive, Brentwood.

9. O nascimento do nome.
Em sua autobiografia, “My Story”, ela conta que seu guardião disse que ela era descendente direta de James Monroe. O nome de solteira de sua mãe era Monroe, mas não há provas de que ela era descendente do presidente dos EUA.

8. Saúde de Marilyn.
Ela sofria de endometriose, uma condição em que tecidos do revestimento do útero (endométrio) deixam o útero, se ligam a outras áreas do corpo e crescem, causando dor, sangramento irregular e, em casos graves, infertilidade.


7. Candle in the Wind.
Em 1973, Elton John lançou um single em homenagem a ela intitulado “Candle in the Wind”. Em 1997, foi regravada com letras atualizadas em memória da Princesa Diana, tornando-se o single mais vendido do Reino Unido de todos os tempos.

6. Feliz Dia dos Namorados!
Miller escreveu o papel de Monroe em “The Misfits” como presente de Dia dos Namorados. Ela odiava o papel, mas muitos críticos consideram o melhor desempenho de sua carreira.

5. Provável.
A morte de Marilyn foi considerada um “provável suicídio”, mas testes toxicológicos foram realizados apenas em seu fígado. Quando o vice-legista tentou obter seus outros órgãos para testes, ele foi informado de que haviam sido destruídos.

4. A conspiração do assassinato
A morte de Marilyn permanece controversa e muitos acreditam que ela foi assassinada porque ameaçou revelar detalhes sobre seus relacionamentos com John F. Kennedy e Bobby Kennedy. Vários jornalistas publicaram afirmações não comprovadas de que Bobby Kennedy, Ralph Greenson (seu psiquiatra) e a CIA conspiraram para assassiná-la.
A partir de 2016, essas afirmações, não comprovadas, continuaram sendo vistas apenas como conspirações.

3. Parece suspeito…
Ela foi encontrada morta em sua casa, em Brentwood, Califórnia. Ela tinha um telefone em uma das mãos e estava de bruços na cama. Também não houve relato de álcool ou água perto da cama onde ela foi encontrada, como seria esperado.
A fotojornalista da Life Magazine, Leigh Wiener, disse ter subornado o pessoal do necrotério com uma garrafa de uísque para entrar e fotografar Monroe, horas depois da sua morte. Seu corpo mostrava cianose, coloração azul ou roxa da pele, o que é consistente com a injeção da agulha.

2. Bastante suspeito…
Veronica Hamel, uma atriz, comprou a casa de Marilyn em 1972. Ela alegou que, quando estava reformando a casa, descobriu um extenso sistema de tomadas de arame. Fred Otash confirmou mais tarde que o FBI e a CIA tinham grampeado a casa de Marilyn.

1. Caso encerrado?
Devido às várias teorias de conspiração de assassinato na mídia, o escritório do promotor distrital de Los Angeles examinou o caso Marilyn em 1982. Eles não encontraram nenhuma evidência para apoiar o assassinato e concordaram com as conclusões da investigação original.

 

Fontes: adaptações e compilações de notícias, BBC, interestrip.com

Anúncios

Deixe um comentário