A Princesa

Diversos

O Principado de Mônaco é um estado independente encrustado na costa francesa e governado pela Casa de Grimaldi desde 1297.

No final do século XIX, o Principado já tinha a fama de parque de diversões dos endinheirados e o lugar atraía a todo o tipo de ricos, como magnatas e grão-duques russos, muitas vezes em companhia de suas amantes, e chegou a ser chamado “A fossa moral da Europa”. A ponto de, durante sua estada na Riviera, a Rainha Vitória se recusar a visitar o local por considerá-lo vulgar.

Em 1882, a França e o Principado assinaram um Tratado estipulando ou ratificando tratados anteriores que, entre outras coisas, definia algumas regras de sucessão ao trono monegasco como, por exemplo, na falta de um sucessor direto – leia-se um Grimaldi – o território passaria ao controle francês. Ou, no mínimo, o trono iria para os primos alemães dos Grimaldi, para desespero geral dos franceses.

Corria o ano de 1918 e, ao ser alertado desse detalhe, o então Príncipe Alberto I ficou aflito por saber que seu filho e sucessor, Luís, não cogitava se casar e ter filhos abrindo, assim, uma séria crise na sucessão do trono.
Com o problema a resolver, Luis foi buscar a solução na Argélia.

Explica-se:
Vinte anos antes, enquanto servia no exército francês na Argélia, Luis conheceu Marie Juliette Louvet e não demorou a se apaixonarem. Tiveram juntos uma filha, Charlotte, nascida em 1898 e reconhecida por ele em 1900.  Em 1911, uma portaria do Principado reconheceu-a como tal e ela foi admitida como uma Grimaldi, mas essa questão foi bastante contestada pelo Conselho Nacional de Monaco que a invalidou, alegando os estatutos de 1882.

De volta a 1918, Luis viajou para a Argélia, trouxe Charlote para a Europa e uma nova Lei foi criada permitindo que Charlotte fosse adotada por Luis dando a ela todos os direitos hereditários e concedendo-lhe o sobrenome Grimaldi, além do título de Duquesa de Valentinois.

Problema resolvido, mas nem tanto, em 1920 Luis arranjou o casamento de Charlotte com o Conde Pierre de Polignac. Não satisfeito, Luis ainda exigiu que este mudasse de nome, passando a assinar Pierre Grimaldi !
O casamento durou até 1930 e, dele, nasceram dois filhos: Antoinette e Rainier.
A partir da morte de Alberto I em 1922 e a ascensão de Luis como Luis II, Charlotte tornou-se a herdeira aparente do trono.
Porém, em 1944, um dia antes de Rainier completar vinte e um anos, Charlotte cedeu a ele todos os direitos ao trono de Mônaco, deixando de ser Princesa Herdeira, mas mantendo os títulos de Princesa de Mônaco e Duquesa de Valentinois.

Luis II morreu em 1949 e Rainier passou a governar o Principado como Rainier III casando-se, em 1956, com a atriz americana Grace Kelly.

Só para citar:
– Os Príncipes de Mônaco são tratados como “Sua Alteza Sereníssima” ou “SAS”.

– A biografia autorizada de Rainier não cita sua avó, Marie Juliette, nem deixa clara as condições da adoção de Charlotte.

– Sabe-se apenas que a França vez vistas grossas em alguns momentos dessa adoção a fim de não interferir demais na política do Principado. A Lei Sálica, do século V e ainda em vigor, estabelecia que apenas homens, filhos de Reis poderiam herdar o trono da França. Por força do tratado de 1882, que definia que a defesa do Principado estaria sob responsabilidade francesa e, por contrapartida, o Principado se comprometeria a se manter alinhado com a política e economia francesas, presume-se que a Lei Sálica também se aplicaria ao Principado, fazendo de Charlotte uma princesa não herdeira do trono e impedindo também que Rainier o herdasse.

– Diz-se que Marie foi a grande paixão de Luís, mas ele jamais poderia levá-la para Mônaco, pois ninguém aceitaria uma cantora de cabaré por lá, muito menos Alberto I. Alguns historiadores afirmam que eles se casaram em segredo, mas isso nunca foi provado.

–  Marie-Juliette Louvet nasceu em Pierreval em 9 de maio de 1867 e morreu em Paris em 24 de setembro de 1930.  Dizem que Luis não quis saber de casamento com outra mulher enquanto ela estivesse viva, até por conta desse casamento secreto (jamais provado) que alguns afirmam.

– Luis II casou-se com Ghislaine Dommanget em 1946 e não tiveram filhos.

Charlotte morreu em 1977.

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta