Quando Em Roma…
‘Quando em Roma, faça como os romanos’ – uma frase que significa seguir os benefícios dos costumes e tradições locais para visitantes, a expressão também é usada em situações comuns para indicar que você deve se adaptar aos costumes locais.
A origem dessa frase pode vir do século IV DC, quando o Império Romano já estava em decadência. Santo Agostinho, era um santo cristão quando foi para Milão. Diferente do que acontecia em Roma, sua igreja anterior, ele descobriu que os fiéis não jejuavam aos sábados.
Santo Ambrósio, mais velho e sábio, era o bispo de Milão e lhe ofereceu o conforto necessário para não jejuar aos sábados, afirmando que esse era um costume da igreja local e que ele deveria seguir.
Algum tempo depois, chagaríamos à Copa do Mundo Fifa de Futebol – Catar 2022. A exemplo dos Jogos Olímpicos, a organização da Copa proíbe qualquer manifestação de cunho político, religioso ou simplesmente publicitário. As exceções são para as confederações de futebol e seus principais patrocinadores de material esportivo.
As autoridades do Catar esperaram as vésperas do início dos jogos para impor ou mudar as condições anteriormente toleradas como a cerveja e a questão do homossexualismo.
Lembremos que no Catar, a exemplo de vários outros países onde a base do governo é a religião, a interpretação da Lei Islâmica é levada com extremo rigor, impondo situações que abraçam os direitos humanos, direitos das mulheres e uma legião de absurdos que não se vê em outros países com o mesmo regime.
Desde 2017, o rei Salman da Arábia Saudita aprovou a permissão para que as mulheres pudessem usar os serviços governamentais, como saúde e educação, sem a permissão do marido ou tutor. Sim, as mulheres eram tuteladas por homens e ainda o são em alguns casos. Recentemente, as mulheres votaram e foram autorizadas a disputar as eleições municipais.
Voltando ao Catar e à Copa do Mundo, alguns jogadores e torcedores quiseram confrontar as Leis locais usando braçadeiras, bandeiras e outros símbolos LGBT, o que foi imediatamente proibido pelo governo e acatado pela FIFA, já que, como dissemos antes, certas manifestações não são toleradas nos jogos.
O mundo não gostou dessas restrições, mas elas representam as Leis locais, quer você goste ou não. Durante a Copa do Mundo da Rússia em 2018, a repórter Fernanda Gentil, assumidamente homossexual, fez uma afirmação ao vivo na Globo dizendo que ela iria ficar “bem menininha e comportada” na Rússia, já que, também ali, o homossexualismo é crime.
Um atleta/jogador pode fazer quase o que quiser fora do campo. Mas, dentro dele, ele só tem o direito de fazer uma coisa: jogar ! E cumprir as Leis locais sem manifestações de apoio a coisa alguma, por mais certo que ele esteja ou que a situação exija.
Daqui a pouco teremos os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Como será a situação dos atletas em relação às Leis da França ? A mulher muçulmana poderá usar véu ? A Lei francesa proíbe o uso de véus ou burcas desde 2011, apesar de que o país não poderia fazer isso em nome da liberdade religiosa que existe por lá.
A questão é: os turistas muçulmanos poderão enfrentar a Lei francesa e usar o véu ?
A expressão ‘Quando em Roma, faça como os romanos’ nunca foi tão bem aplicada.
Autor: Renzo Grosso com poucas partes do texto de Rosemary Rhodes.