Porque O Absinto Foi Proibido ?

Cotidiano

O absinto é produzido pela destilação de losna, anis e várias ervas.   É uma bebida bastante potente, na faixa de 45 a 74% de teor alcoólico, foi proibido por muitos anos e é uma história que está envolta em mistério. Basta perguntar a alguém “o que é absinto?” e a resposta provavelmente será “é aquela bebida que te deixa louco”.    Daí passamos a acreditar que essa bebida que tem sabor de anis, é alucinógena, mas a realidade não poderia estar mais longe da verdade.

Dizem que a bebida foi proibida por interesses da indústria do vinho. Até 1850, o vinho e os produtos relacionados a ele, como o conhaque, eram os grandes pedidos em qualquer restaurante ou bistrô. Se você fosse pedir uma bebida, provavelmente seria um vinho ou um conhaque.

Homem com alucinações

Mas em meados do século 19 surgiu a filoxera: uma praga que atacava as raízes dos vinhedos atingindo praticamente toda a Europa e que dizimou os vinhedos franceses, destruindo a grande maioria deles, no que é conhecido como a Grande Praga do Vinho FrancêsComo resultado, nos anos seguintes, a produção de vinho foi reduzida drasticamente.   Isso era bem visível em várias publicações da época, inclusive O “Le Journal illustré” que noticiou a praga e a destruição dos vinhedos em 19 de julho de 1874.

Em busca de um substituto, os norte-americanos se voltaram para o whisky de centeio, desenvolvendo ainda mais a cultura e expansão do whisky. Na Europa, as pessoas começaram a saborear uma bebida alcoólica de alto teor alcoólico que era influente entre os artistas; o absinto .    Era barato e amplamente disponível.

Jornal noticiando a praga

Anos depois de enxertarem as raízes francesas com uma variedade norte-americana imune à filoxera e a produção de vinhos voltou ao normal, os vinicultores logo perceberam que suas vendas caíram, pois muitas das pessoas que costumavam ser seus clientes agora bebiam absinto. Veja que, na época, a publicidade era quase nula. Então eles decidiram demonizar o absinto para trazer seus clientes de volta.

E assim o fizeram. Inspirados pelo fato de que muitos dos artistas que bebiam absinto eram conhecidos por terem distúrbios psicológicos, eles começaram a espalhar a lenda de que era a própria bebida que os deixavam malucos.

Uma pesquisa do psiquiatra francês, Dr. Valentin Magnan, também ajudou, pois concluiu que os animais que usavam tujona e óleo de absinto (dois dos principais ingredientes do absinto) tinham convulsões e eventualmente morriam. Claro, o problema com esta pesquisa foi o fato de que ela nunca foi revisada ou verificada e também nenhuma outra pesquisa chegou à mesma conclusão.

O absinto é conhecido como a “Fada Verde”, por seus efeitos alucinógenos e a coloração verde da bebida

No entanto, a indústria do vinho usou essas duas armas e foi uma enorme influência política para combater o absinto. Eles pressionaram por sua proibição, que finalmente entrou em vigor em toda a Europa entre 1909 e 1914 e nos Estados Unidos em 1912. Sem um grande competidor fora do caminho, o vinho e o conhaque voltaram a dominar o mercado mais uma vez.

A proibição durou cerca de 100 anos. Desde 2007, o absinto é legal em todos os países onde o consumo de álcool é legalizado.

Toulouse Tautrec, com 28 anos, em 1892.

Obs: Toulouse Lautrec, pintor pós-modernista francês, era um grande admirador do absinto.  Tanto que “inventou” um cocktail que ele chamou de “TERREMOTO” (Tremblement de Terre) com base nessa bebida e que era fortíssimo.  Ela era composta de 1/2 parte de absinto e 1/2 parte de conhaque, servido em copo de vinho sobre cubos de gelo.  A receita original desse cocktail, você encontra AQUI no Le Chef.

 

Texto de André Oliveira com adaptações de Renzo Grosso

Anúncios

Deixe um comentário