Faceleu Jason Vieira – Primo de Thiago Brennand

Diversos

Antes de mais nada, vamos combinar: O tal Thiago Brennand é um herdeiro profissional e assim será tratado aqui. Chamá-lo de empresário apenas denigre a imagem dos empresários de verdade.

Jason Vieira era primo do herdeiro profissional Thiago Brennand e tratava um câncer desde 2013 no Hospital Albert Einstein. Ele foi o homem que incentivou denúncias contra Thiago Brennand e recebeu um caixão de “presente” antes de morrer com um cartão “descanse em paz” e uma coroa de flores. O herdeiro o chamava de “Cancinho“, em referência ao câncer que sofria e faleceu em 24 de março de 2023. Não satisfeito com isso, ainda continuou com o deboche no WhatsApp: “Já tá todo mundo sabendo da metástase, Cancinho. Que pena, né? Parece ferrugem no teu corpo“, declarou Thiago.

Thiago, o herdeiro profissional

Thiago virou notícia em agosto de 2022 após ser acusado de perseguir e ameaçar mulheres em uma academia que fica em um shopping de luxo na cidade de São Paulo.

Quando surgiu o caso de Thiago Brennand, o seu primo, Jason Vieira, concedeu uma entrevista ao programa Fantástico e revelou ter conhecimento de vários outros casos de agressões que Thiago Brennand teria praticado contra mulheres.
Eu queria encorajar todas as mulheres de Pernambuco, que eu sei de mais de 20, 30, 40 casos, dos mais diversos tipos. Seja de agressão, de estupro, que criem coragem para ver se esse cara leva alguma punição“, declarou à época Jason Vieira.

A família de Thiago Brennand comanda negócios no ramo hospitalar de Recife. Thiago se gabava nas redes sociais e mentia ter feito pós-doutorado na universidade de Oxford. “Meu tio e minha tia, que são meus padrinhos, sofrem com esse cara há muito tempo. Thiago não é empresário, ele é um herdeiro profissional“, disse Jason Vieira.

Jason Vieira não resistiu ao câncer e o seu corpo será levado de São Paulo para Recife. O velório vai ocorrer no Clube Náutico Capibaribe.

O caso

Thiago Antonio Fernandes Vieira é o nome de batismo desse herdeiro profissional. Ele acrescentou o “Brennand“, que é o nome de solteira da mãe dele, e faz questão de assim ser chamado porque é o nome de uma família bastante conhecida e influente em Pernambuco.

Alliny Helena Gomes em entrevista ao Fantástico

Thiago Brennand ocupou as manchetes da imprensa brasileira em setembro de 2022, quando ele foi filmado agredindo a modelo Alliny Helena Gomes durante uma discussão dentro de uma academia de ginástica de São Paulo. Tudo isso na frente de seu filho menor de idade. Ele tem ao menos dez processos na Justiça relativos a agressões. Em um dos casos, ele foi investigado em um inquérito interno na faculdade de direito da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em 2013. Ele também é investigado sob a suspeita crimes sexuais pelo Ministério Público de São Paulo.

Horas antes de ser denunciado pelo Ministério Público de São Paulo sob a suspeita de lesão corporal e corrupção de menores – ele é acusado de ter incentivado o filho adolescente a ofender uma mulher, segundo os promotores – ele viajou para Dubai, que também fica nos Emirados Árabes, no dia 4 de setembro de 2022. Ou seja, o valente fugiu.

Em 9 de setembro, a Justiça deu 10 dias para Brennand regressar ao país e se apresentar. Ele não cumpriu o prazo e sua defesa alegou que voltaria em 18 de outubro para o país. Claro que isso não aconteceu e ele foi incluído na lista da Interpol.

Preso em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o herdeiro profissional foi solto após pagar fiança. Não ficou preso nem um dia. Além do pagamento, ele teve de informar um endereço fixo e não poderá deixar o país sem comunicar a Justiça uma vez que responde a processo de extradição em liberdade.

Thiago agredindo Helena na academia (imagem de vídeo)

Em março deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) recebeu uma denúncia de estupro contra Thiago Brennand e decretou a quarta prisão preventiva contra ele. O processo corre em segredo de Justiça e Thiago já é considerado foragido pela Polícia Civil de São Paulo.

A fortuna dele é estimada em R$ 200 milhões e, segundo advogados e familiares, ele foi excluído do testamento por seu pai, José Aécio Fernandes Vieira, que registrou no ano de 2019, em cartório, um documento público onde relata o receio de ser vítima de uma morte suspeita, citando e-mails com ameaças feitas pelo próprio filho. Aos 82 anos, Vieira atualizou seu testamento e manifestou ainda o desejo de deserdar Thiago. O documento está em poder do MP-SP na investigação das outras denúncias.

Joana Brennand Fernandes Vieira, a mãe, também registrou um documento semelhante com o desejo de deserdar o filho. Relatava as agressões “de forma reiterada, explícita e pública, pessoalmente e através de e-mails” causadoras de “insuportável nível de sofrimento” e a “absoluta inexistência de qualquer afinidade” entre eles.

Segundo relatos, a família não sabia dele há vinte anos, desde que ele exigiu e recebeu a antecipação da herança que ele teria. Na verdade, um familiar sugeriu que fizeram isso para se livrar dele.

Em 2020, Brennand foi acusado de agredir o próprio filho, de quem tem a guarda e que na época tinha 14 anos. Levado pela mãe à Delegacia de Polícia de Crimes contra Criança e Adolescente de Pernambuco, o adolescente relatou uma série de maus tratos por parte do pai, como agressões com cabides, galhos de árvore e fio de carregador de celular.

Dias depois, o próprio filho deu novo depoimento negando o inicial e classificando a denúncia como “um ato de rebeldia.”

Esse caso foi arquivado e, agora, a denúncia do MP-SP destaca a presença do filho de Thiago na academia e os xingamentos proferidos contra a modelo pelo menor, induzidos pelo pai.

A justiça brasileira ainda aguarda a extradição dos Emirados Árabes.

NOTA POSTERIOR:
O herdeiro profissional foi extraditado pelos Emirados Árabes, onde se refugiou, em 27 de abril de 2023. Um delegado, dois agentes da Polícia Federal e um escrivão da Interpol treinado em jiu-jítsu faziam parte do grupo que o trouxeram o Brasil. Ele foi levado a um Centro de Detenção Provisória na cidade de São Paulo, no dia 30, onde está à disposição da Justiça.

Fontes: Jornais e adaptações

 

Anúncios

Deixe um comentário